Pensar em carreira, nem sempre inclui autenticidade. São poucas as pessoas que têm o alinhamento natural de construir um plano de carreira motivado por suas reais habilidades.
Inegavelmente, ao pensar o caminho profissional, somos influenciados por diversos fatores sociais, culturais e históricos que nos cercam e nos dão, ou não, oportunidades a seguir.
Seguimos nossas referências, porém tendemos a não aprofundar as razões dessas escolhas. Ao contrário, é comum irmos afinando o que é mais autêntico em nós apenas ao longo da vida profissional, quando o fazemos.
Autenticidade é então uma meta de carreira e é na inquietação de inovar e integrar que encontramos esse nosso lado mais genuíno.
A inquietação da autenticidade
A inquietação de buscar a própria autenticidade é uma fórmula reconhecida de sucesso.
Se olharmos bem de perto, sem dúvida perceberemos que toda história de sucesso envolve um alto nível de autenticidade, pois pessoas dispostas a inovar buscam, acima de tudo, ser autênticas.
Quantas vezes ouvimos uma história interessante que seja apenas a repetição de outra?
As boas histórias de negócios, de conquistas profissionais, de carreiras bem sucedidas são aquelas construídas com base nessa genuinidade.
É nesse ponto que podemos fazer a diferença enquanto profissionais.
Claro que o mundo do trabalho é cheio de regras e não há como inovar e mudar o tempo todo. Além disso, culturas organizacionais são construídas também na constância e na permanência.
No entanto, sempre que não inovarmos, nos colocamos em uma situação de estagnação.
Igualmente, isso vale como direção para nossas carreiras. A busca por sermos autênticos é um norte para traçar nosso mapa profissional, a base para construir uma carreira a partir de nossas potencialidades.
Ademais, quando somos autênticos nos fortalecemos, nos motivamos e expandimos, afinal assumimos nosso potencial e, por consequência, nossa autorresponsabilidade profissional.
Além disso, ao tomar consciência de nossa autenticidade, também inovamos em desenhar nosso próprio conceito de sucesso.
“O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas.” Michelle Obama
Integrar é preciso
Além de identificar o que é mais genuíno em nós e desenvolver tais potencialidades, a autenticidade tem a ver com alinhar vários pontos de nossas experiências profissionais.
É sobre integrar demandas e escolhas.
Isso inclui trabalhar elementos como:
- Integridade
- Construção de confiança
- Ética
- Alinhamento de valores
- Diálogo
- Apoio
- Autoconsciência
- Desafio
Nesse sentido, ser autêntico aparece em contraste com ser inautêntico em nossas ações na vida profissional.
Em outras palavras, ser autêntico é unir uma série de valores e atitudes coerentes com quem somos e com nossos propósitos profissionais.
Significa ser coerente em nossas experiências vividas nos ambientes de trabalho. Sempre lembrando coerência envolve nosso senso de responsabilidade para com o outro.
Por outro lado, se estamos em uma posição em nossas atividades laborais em que temos a possibilidade e oportunidade de fazer escolhas e não nos alinhamos com nossa autenticidade, corremos o risco de tropeçar em síndromes como a de esgotamento.
Além disso, podemos comprometer nossa integridade física e mental à medida que vamos deixando de lado nossas forças.
Por isso, agir com autenticidade envolve legitimar nossos potenciais e praticar o equilíbrio de colocar essa melhor versão para trabalhar.
É ter essa visão autêntica clara e definida em nossos projetos.
O equilíbrio é quem comanda
É claro que nem sempre temos essas possibilidades ao nosso dispor.
Construir carreiras de sucesso envolve, muitas vezes, abrir mão de partes importantes de nossas escolhas.
Mas o ponto que sempre retomamos nos temas que levantamos aqui é o da reflexão.
Assim como nos preparamos tecnicamente para exercer nossas atividades laborais, precisamos estar conscientes de nossas escolhas. Nesse caso, perceber o quanto de nossa autenticidade podemos imprimir em nossas demandas de trabalho.
A Gente Genuína e os mapeamentos de perfil comportamental são sobre exercitar essa autoconsciência, conhecer potencialidades e encontrar a autenticidade na vida profissional.
Mais que isso, é sobre aprender a agir nessa direção.
Assim sendo, mesmo quando não é possível exercer nossa autenticidade como um todo, estamos construindo caminhos para isso, temos clara a visão do caminho que queremos percorrer.
É sobre ter autenticidade e fazer escolhas genuínas, uma meta que faz toda a diferença na construção do mapa de nossas carreiras.